Dicas Para Correr Na Areia

É difícil imaginar uma situação mais tranquila que a de uma menina correndo pela praia com o mar de fundo e o sol brilhando no horizonte. Mas correr pela areia, por muitos benefícios que você tem, é complicado e é fácil cometer erros que acabem levando em lesões.

O maior benefício que se tem é que, por ser uma superfície irregular e instável, a areia dá um treinamento de força extra para os músculos inferiores da perna, já que ele tem que trabalhar mais para manter a estabilidade dos pés.

Por outro lado, a causa do colapso dos pés na areia, aumenta a dificuldade do corpo na hora de levantar os pés da superfície para manter o ritmo, assim como aumenta a intensidade da corrida.

A areia exagera os passos do corredor e quanto mais grossa for, maior é a dificuldade dos passos. Dá a sensação de estar subindo uma colina, pois as coxas tem que trabalhar muito mais para avançar. E como qualquer outra atividade nova, pode deixar o corpo dolorido.
Siga estas dicas e aproveite as corridas pela praia sem ter dores ou pontadas no dia seguinte.

1. Corre pela margem

A melhor zona para correr pela praia é a praia, pois a areia está mais compacta e úmida. Isso favorece o exercício e a eficácia do treino, ao contrário de áreas onde a areia é seca e solta, o que dificulta o treinamento e prejudica o corpo.

2. Curto e pouco frequente

Embora seus músculos estão trabalhando muito duro e mais do que o habitual, o impacto do exercício notará isso e se fará presente ao cabo de algumas horas, e até mesmo no dia seguinte. Normalmente, as consequências do treinamento notam-se pela manhã, quando você acorda com dor e quase sem poder desfrutar das férias.

Aconselhamos a começar com 20-25 minutos (até menos) de corrida para a praia, para garantir que não se a quantidade exceder. E, acima de tudo, se você vive veraneas perto da costa, não altere as corridas de asfalto montanha de praia só. Há que manter um equilíbrio entre os diferentes terrenos.

3. Ir descalço

Correr com areia nas sapatilhas os meias molhadas não só dificulta o treinamento, mas que é pouco agradável e desconfortável. Por este motivo, recomendamos correr pela praia com os pés descalços. É um hábito que tem muitos benefícios para a saúde. A partir de favorecer o sistema circulatório, a melhorar o estado da pele da planta dos pés. Ainda assim, se você está propenso a lesões precisa de um calçado especial (modelos, compressores...) é provável que deseje manter as chinelos colocados.

Se você não está seguro de começar a correr descalço pela praia, pois não sabe como afetará aos seus pés, você pode fazer um teste. Primeiro anda um quilômetro da orla e na areia para ver como seu corpo responde a essa experiência, mas acima de tudo, para ver como se sente no dia seguinte. Se você está muito dolorida, não deverá correr descalço.

4. Terreno plano

A diferença da corrida em esteiras , a areia não é uma superfície plana, já que tem sulcos. Além da margem, por ser onde acaba a onda, costuma ser inclinada. Você tem que tentar correr na parte mais plana da costa, aproveitando a superfície lisa e plana que deixam as ondas.

É recomendado que você não faça um circuito pela praia, mas que faça um caminho de ida e volta. Deste modo, você pode usar o mesmo terreno plano e nivelar os desequilíbrios que você tenha feito na ida. Ao começar você terá mais inclinação para a direita, mas quando você voltar, você terá essa mesma inclinação para a esquerda.

5. O manter-se a salvo!

É importante que quando você faz qualquer tipo de exercício ao ar livre e durante as horas de sol , proteger a pele com creme solar. Mas, acima de tudo, ao correr na areia, há que extremar as precauções, já que não há nenhuma área que possa protegê-lo do sol.

Por este motivo, antes de sair para treinar, você tem que ganhar uma grande quantidade de protector solar. E, se possível, levar um boné para evitar uma sobre-exposição ao sol.

É igualmente importante levar água acima para saber onde você pode hidratare durante a sessão de corrida, para evitar tonturas e até desmaios, já que treinar sob o sol e as altas temperaturas do verão, a dificuldade aumenta e leva o corpo a um nível de tensão mais elevado.

Por último, há que ter em conta as marés. Se você treina na praia e há marés, é possível que, quando decidir voltar desfazendo o caminho, não pode, como resultado do aumento da maré. Portanto, você tem que ter controlada a maré e o caminho a seguir durante a corrida.

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